A TÉCNICA
A
Microfisioterapia é uma técnica manual realizada por um fisioterapeuta com o
objetivo de buscar as causas primárias das doenças identificando os tecidos que perderam sua função e vitalidade normal e estimulando consequentemente a regulação das regiões afetadas pelos eventos agressores .
É realizada através de
micropapalções, ou seja, toques sutis pelo corpo onde encontramos uma memória celular e através dela
estimulamos o processo de reparação.
Todos nós temos a
capacidade de fazer algo por nós mesmos, porém muitas vezes passamos por
experiências ruins, traumas físicos e emocionais ou intoxicações em que o corpo não consegue mais se defender. Desta forma a Microfisioterapia
consegue auxiliar e trabalhar de maneira conjunta com o paciente buscando
memórias relacionadas desde o período intrauterino até sua vida adulta, levando em
consideração também o quadro hereditário, pois muitas informações são carregadas durante algumas gerações.
BASES
- Autocura - Todo o ser vivo tem a capacidade de fazer algo por ele mesmo usando a autogestão e autocorreção, que é a base da cicatrização ou da imunologia. Quando sofremos um corte na pele normalmente cicatrizamos pois o corpo tem a capacidade de repará-lo. O mesmo acontece com outras fragilidades pois o corpo pode reconhecer seu agressor e se defender. Quando a agressão é muito intensa ou quando chega de surpresa o corpo muitas vezes não reconhece o agente agressor e os sintomas da doença se instalam, formando a cicatriz patológica.
- Cicatriz Patológica - É o vestígio deixado pelo agente agressor no corpo. Esta cicatriz desequilibra as células e tecidos atrapalhando suas funções e provavelmente gerando sintomas. O tecido onde a cicatriz patológica está instalada caracteriza-se pela diminuição ou perda de vitalidade.
- Correção Homeopática - Assim como a Homeopatia, a Microfisioterapia segue as leis da cura pelo semelhante (semelhante cura semelhante) e da lei do infinitesimal (medicação diluída; palpação mínima). O gesto de correção será efetuado sobre a cicatriz patológica, ou seja, na porta de entrada da agressão.
- Micropalpação - São gestos sutis onde o Fisioterapeuta vai realizar a técnica sempre com as duas mãos fazendo uma ligeira aproximação para poder trabalhar sobre o corpo do paciente localizando as memórias da cicatriz patológica e para saber quais as consequências deste agressor (sintomas) estimulando o mecanismo de autorregulação do paciente.
A SESSÃO
As sessões de Microfisioterapia têm duração
média de uma hora e meia e intervalos de 30 a 60 dias entre cada sessão. O número de sessões varia de acordo com a queixa do
paciente. Frequentemente são realizadas de três a cinco sessões.
INDICAÇÃO
Dores musculares e articulares
Fibromialgia
Ansiedade
Medos e fobias
Depressão
Alergias
Cefaléias e enxaquecas
Distúrbios do sono e alimentares
Alterações hormonais
Asma, bronquite, rinites e sinusites
Déficit de atenção e hiperatividade
Traumas físicos e emocionais
É importante lembrar que esta técnica visa buscar as causas primárias das doenças e por isso é indicada para qualquer idade e atua também de maneira preventiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário