segunda-feira, 22 de junho de 2015

ESTRESSE - MOCINHO OU VILÃO?

Hoje em dia a frase que mais ouvimos: Estou muito estressado. As crianças estão adotando este mesmo vocabulário inserido e verbalizado diariamente pelos pais.

Será que realmente o estresse é um vilão?

A reação de estresse é essencial a vida, ou seja, para que o corpo permaneça vivo é necessário ele aprender a preservar e reagir as agressões do meio externo, podendo superar e se adaptar a elas.
Você sabia que o termo correto do estado patológico do estresse é “distresse”? Distresse está ligado ao esgotamento e hoje caiu em desuso provavelmente por isso não entendemos como o estresse pode ser considerado algo benéfico ao nosso organismo indentificando assim apenas o patológico.
Geralmente o estresse patológico é acionado por sentimentos de angústia, ansiedade e depressão. A sobrecarga do cotidiano, as mudanças no estilo de vida, as perdas, a instabilidade financeira entre outras diversas fragilidades leva o organismo ao desequilíbrio podendo prejudicar os mecanismos de defesa neuroquímicos e imunológicos facilitando o aparecimento de doenças.
A reação crescente e constante desse processo pode aumentar a produção do hormônio ACTH (hormônio adreno-corticotrófico produzido normalmente pela hipófise, que age na glândula adrenal) aumentando a liberação de cortisol (hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins e serve para ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial), consequentemente ocasionando vários problemas a saúde.
O melhor caminho para lidar com o estresse é trazê-lo para seu lado fazendo com que seu organismo reconheça os seus benefícios e facilite a eliminação dos agentes agressores através de técnicas de relaxamento, prática de atividade física, reeducação do sono e da alimentação, desfrutar de momentos de lazer e tentar não proscratinar, pois deixar tudo para depois também nem sempre é a melhor escolha, o ideal é buscar a organização. Saber dosar suas tarefas cotidianas, seus afazeres e obrigações a atividades prazerosas da sua vida e colocar uma pitada de paciência, sabedoria e amor você terá melhores resultados deixando a sua vida mais EQUILIBRADA E FELIZ.

Você se considera uma pessoa estressada? Quais os efeitos que o estresse causa em seu corpo?

“A maior arma contra o estresse é a nossa habilidade de escolher um pensamento ao invés do outro.
A maior descoberta da minha geração foi a de que o ser humano pode alterar sua vida alterando a sua mente.”

William James